MISSÃO



"Ajudar crianças, adolescentes 
e jovens a desenvolverem seu 
potencial máximo como responsáveis c
idadãos do mundo”.
O trabalho do Bandeirantismo, 
desde sua criação, é ajudar na formação de crianças, adolescentes e jovens para que sejam cidadãos ativos,
responsáveis e conscientes.
A importância desta missão nos dias atuais é grande, 
pois a humanidade vive 
hoje uma profunda crise de valores marcada por uma instabilidade mundial, 
uma cultura de medo
e do consumo inconsciente, refletidos não só nas questões globais, 
mas também no cotidiano de todos nós.
A missão Bandeirante vem em contra corrente, afirmando a necessidade da formação para a cidadania, entendendo-a como um processo permanente de crescimento na responsabilidade e no cuidado com o outro, com a sociedade.


Acreditamos que todas as crianças, adolescentes e jovens têm o direito à educação e a possibilidade de vivenciar experiências e valores para a construção do seu projeto de vida. As instituições têm, na sociedade atual, um importante papel como co-participantes na construção das mudanças.
Oferecemos um programa educativo por faixa-etária com atividades contínuas, semanais, de três horas de duração com a liderança de voluntários capacitados pela organização.
Com método próprio, a dinâmica do bandeirantismo é o “aprender fazendo” através da experimentação, de novas situações e de novas habilidades. Os jogos e práticas esportivas, brincadeiras, acampamentos, as oficinas interativas de arte e comunicação, o serviço à comunidade, a mística, as conversas, discussões e debates que acontecem na vida em equipe e em grupo despertam a confiança, a capacidade de tomar decisões, de ajudar o próximo, a prontidão e atitudes para a liderança e para a vida.
Os bandeirantes em suas comunidades, em âmbito estadual ou nacional, desenvolvem ou ajudam projetos sociais que visam a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atuam.
Desde a criação do Movimento Bandeirante, enxergava-se a necessidade do cultivo de valores para combater o crescente individualismo e passividade que já se fazia sentir no início do século XX. Para isso, Baden-Powell criou a Promessa Bandeirante e o Código, que é o conjunto de normas e atitudes fundamentais à vivência do Bandeirantismo.

A promessa Bandeirante:

“Prometo, sob minha palavra de honra, que farei o melhor possível para:
Ser leal a Deus e a minha pátria
Ajudar o próximo em todas as ocasiões e
Obedecer ao Código bandeirante”.


O código Bandeirante:
1. É merecer confiança
2. É ser leal e respeitar a verdade
3. É servir ao próximo em todas as ocasiões
4. É valorizar a estima e a amizade
5. É ser amável e cortês
6. É ver Deus na Criação e preservar a natureza
7. É saber obedecer
8. É enfrentar alegremente todas as dificuldades
9. É usar os recursos com sabedoria
10. É agir, pensar e ser coerente com os valores éticos.
O Código é o principal guia para os bandeirantes, e nele se encontram os valores da instituição. Em cada uma das leis do Código estão contidos os princípios morais e éticos necessários ao cuidado e à postura em relação à sociedade e consigo mesmo, contemplando as esferas material e espiritual. O Código Bandeirante se apresenta, assim, como um contraponto à profunda crise de valores que a humanidade vive hoje, marcada por constantes guerras, pela fome, por intolerâncias étnicas, injustiças sociais, pela violência.

Seguir as dez Leis do Código Bandeirante não significa ficar preso a normas. Ao contrário, significa ser responsável na liberdade e construir a felicidade junto ao outro. “O Movimento Bandeirante não está a serviço da Lei, mas a Lei está a nosso serviço para nos auxiliar a alcançar nosso objetivo de Fé, Amor e Serviço fraterno”. (in BONI, Colcha de Retalhos.)

“O Bandeirantismo é um alegre e grande jogo ao ar livre, com o qual os jovens e os adultos conservam o espírito juvenil e podem entregar-se em grupo ao prazer da aventura (...) adquirindo saúde e alegria, conhecimentos práticos e aptidões para ir avante em qualquer circunstância.” Baden-Powell.
Um método é um caminho pelo qual se atinge um objetivo, um modo de proceder, uma maneira de agir, ou melhor, um "como fazer". O Bandeirantismo possui um método próprio, criado por Robert Baden-Powell, que propõe um aprendizado pela experimentação, pela descoberta de si e do outro, possibilitando o bandeirante compreender os objetivos e sentidos de sua ação.
O método está estruturado como uma unidade composta de oito elementos interdependentes, e é através deles que construímos nossa prática:
vivência devalores contidos no Código e da Promessa Bandeirante, convivência e trabalho em equipe, aprender fazendo, auto-progressão, vida ao ar livre, expressão e simbolismo, convivência entre jovens e adultos e serviço na comunidade.

No Movimento Bandeirante, o aprendizado é sempre alegre e divertido. As crianças, adolescentes e jovens participam de diversas atividades práticas, lúdicas e ao ar livre, como acampamentos, excursões, caminhadas, jogos e dinâmicas de grupo. Os Bandeirantes também participam de discussões sobre temas de seu interesse e da sociedade, que estimulam a troca de ideias e informações sobre assuntos variados, e são incentivados a decidir e agir de forma responsável e consciente na comunidade em que vivem.
Aberto a meninos e meninas a partir dos 5 anos de idade, os bandeirantes trabalham em grupos (Ramos) organizados de acordo com a faixa etária. As atividades propostas são adequadas de acordo com os interesses e necessidades de cada Ramo bandeirante e a realidade na qual estão inseridos.
Os encontros são realizados periodicamente, e são orientados por coordenadores voluntários preparados pela Federação de Bandeirantes do Brasil.