PROJETOS


* EDUCAÇÃO PELO ESPORTE
A Organização das Nações Unidas (ONU) econsidera o  Esporte e a Educação Física. uma  necessidade de desenvolvimento para as crianças, adolescentes e jovens, a Federação de Bandeirantes do Brasil criou, o projeto Educação pelo Esporte, que propõe atividades relacionadas ao tema nas reuniões bandeirantes.
Nas ações educativas periódicas do Movimento Bandeirante, são reservados espaços para a prática de esportes e para o maior conhecimento das modalidades esportivas, além de seus benefícios para a saúde. A iniciativa estende-se às atividades específicas do bandeirantismo, como acampamentos e encontros nacionais bandeirantes, e nos projetos sociais.
As idéias são simples, ao mesmo tempo capazes de modificar hábitos sedentários e incluir o esporte no dia-a-dia dos bandeirantes. Nas reuniões, por exemplo, é possível desenvolver atividades relacionadas a jogos, que procuram trabalhar as especialidades ligadas a esta área. Também iniciar ou terminar as reuniões com alongamentos, gincanas, jogos de equipe, entre outros.
Passeios ciclísticos, olimpíadas entre os grupos ou núcleos, esportes radicais – como arborismo, rapel, canoagem, montanhismo -, são algumas iniciativas que integram os bandeirantes e os fazem entrar em contato com experiências novas e saudáveis. Todas as atividades, no entanto, devem ser acompanhadas por profissionais especializados, para que os bandeirantes não corram o risco de se machucar ou então de se exercitar inadequadamente.
O esporte costuma ser visto por muitos como um produto do desenvolvimento político, econômico e social dos países, e não uma ferramenta para alcançá-lo. O direito ao esporte, que deveria ser garantido a todas as pessoas, não tem sido priorizado, tido até como o “direito esquecido”. O objetivo da ONU ao lançar esta campanha é colocar o esporte como ferramenta para atingir as Metas do Milênio, e promover a melhoria das condições de vida dos povos.

Desde 1959, a ONU escolhe temas importantes e pertinentes ao desenvolvimento global, e dedica um ano inteiro ao assunto, como forma de chamar a atenção para a necessidade de uma ação internacional. O Movimento Bandeirante, ao longo de sua história, tem seguido os objetivos propostos por esta organização como forma de desenvolver seu trabalho educativo e de inclusão social.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

* CLEAN UP THE WORLD 

Em Setembro 

(Podem ser realizadas atividades durante todo o ano e um evento de culminância na data mundial)

Limpem o mundo, vamos limpar o clima.
O que é?

O programa Limpem o Mundo é um projeto comunitário internacional de preservação do meio ambiente que une comunidades em todo o mundo numa limpeza global no mês de setembro de cada ano. Envolve dez milhões de pessoas em 120 países e fica maior a cada ano.

Criado na Austrália, em 1991, pelo mergulhador Ian Kierman, o Clean up the World envolve 10 milhões de pessoas em 100 países, e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).


Como?
  1. Atividades pontuais de Limpeza de praias, florestas, parques, praças ou outra localidade com campanha de sensibilização e disseminação da informação de como preservar o meio ambiente;
  1. Reuniões Bandeirantes para trabalhar o tema 2008 e estimular especialidades como Ecologia, Observador(a) das Plantas, Observador(a)dos Animais  e Sanitarismo. Para isso, disponibilizamos os seguintes materiais para download:

    I - Desertificacaoclean up.doc II - Estilo de Vida Sustentavel.doc III - Lixo Eletronico.doc IV - Lixo no Meio Ambiente.docV - Reciclagem.docVI - Resíduos Orgânicos.docVII - Sacolas de Plástico.doc
    Se prefererir, clique aqui para baixar todos em um único arquivo.
  1. Oficinas de habilidades: Reciclagem do Lixo, Óleo Cozinha, Plantio de Bambu, Brinquedos de Sucata.

OBJETIVOS


  • Educar os Bandeirantes e a comunidade envolvida na ação, para fortalecer hábitos e atitudes de preservação do meio ambiente;
  • Promover ações que envolvam as comunidades, para sensibilizar os governos e todos os setores da sociedade civil quanto as suas responsabilidades para com o meio ambiente. Principalmente, na utilização dos recursos com sabedoria, diminuição do lixo e reciclagem.
PÚBLICO ALVO - RESULTADO

No Bandeirantismo:
  • Crianças, jovens e adultos.
  • 100% dos Estados onde o Bandeirantismo atua: RR, PA, CE, PE, SE, BA, DF, RJ, SP, PR, SC e RS.
  • 6.000 Bandeirantes atuando diretamente no Projeto anualmente.


Junto a Sociedade Civil:
  • Prefeituras e Governos;
  • Pais e familiares;
  • Setores de Saúde e Meio Ambiente;
  • Comunidades;
  • ONG’s ambientalistas.
  • 15.000 pessoas atingidas pelo Projeto

TIPOS DE AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS GRUPOS BANDEIRANTES:
  • Palestras e oficinas de reciclagem;
  • Reflorestamento - Plantio e cultivo de árvores;
  • Campanhas: combate ao lixo, limpeza de praias, rios e hortos.
  • Água: trabalho de preservação do recurso;
  • Combate à poluição.
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
CAMPANHA DO AGASALHO
A Federação de Bandeirantes do Brasil -  realiza a Campanha do Agasalho desde 2001

A FBB – Propor aos bandeirantes a participação na campanha do agasalho, acredita que este projeto é uma forma de incentivar crianças, adolescentes e jovens a assumirem uma postura consciente frente aos problemas sociais. A campanha é uma forma de despertar nos Bandeirantes a necessidade de uma atitude afirmativa diante da vida, para a construção da cidadania ativa, o alicerce da missão bandeirante.
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////





CULTURA DA PAZ - COMBATE À FOME

A Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB), comprometida com a cidadania ativa de crianças, adolescentes e jovens, criou, em 2003, o projeto Cultura da Paz – Combate à Fome. Esta iniciativa contribui para a construção de uma sociedade mais justa, com ações que incentivam a mudança de hábitos e atitudes em relação à nutrição, saúde e educação. O projeto é sintonizado com o primeiro dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que é erradicar a extrema pobreza e a fome.



OBJETIVOS


Contribuir e participar nas políticas públicas junto à sociedade civil e governo. Criando ações compatíveis a sua natureza e práticas educativas, que visam à melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens brasileiros.



Como:
  • Capacitando diferentes atores sociais (jovens e adultos) como multiplicadores de ações, junto às comunidades, para contribuir na diminuição dos índices de fome no país;
  • Disseminando a Educação Bandeirante como uma alternativa diversificada no atendimento a crianças, adolescentes e jovens de distintas realidades;
  • Valorizando os espaços sociais e culturais para agir de forma crítica e construtiva na promoção da paz e do bem-comum.











AÇÕES DESENVOLVIDAS
  • Oficinas de Habilidades sobre as formas de cultivo, aproveitamento, reaproveitamento, segurança e qualidade dos alimentos, tratamento e preservação da água, saúde e prevenção de doenças.
  • Horta com plantio de hortaliças e legumes para consumo das famílias envolvidas e geração de renda;
  • Edição de cartilhas para famílias com orientação e prática do que fazer e como pode ser feito: quanto ao cultivo de hortas para auto-consumo, receitas de reaproveitamento de alimentos, segurança e qualidade dos alimentos.
  • Campanhas de mobilização e sensibilização com as comunidades envolvidas nos Projetos.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
    PROJETO OUÇA... APRENDA... VIVA
    CAMPANHA DE PREVENÇÃO À DSTS/AIDS
     
    O Projeto Ouça, Aprenda, Viva (POAV) - Prevenção às DST/Aids -, com abrangência nacional e internacional, tem como base de trabalho a junção de dois fatores: os valores Bandeirantes e a informação. A Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB) acredita que o conhecimento sobre prevenção é a forma mais eficaz de combater o crescente número de casos de infecção pelo vírus HIV entre os jovens.
    Desde 2000, o POAV educa o maior número de jovens e adultos para a prevenção do HIV/Aids. Além disso, preparar adolescentes de 15 a 21 anos (Ramo Guia) e coordenadores para serem agentes multiplicadores nas comunidades. O projeto também orienta bandeirantes para dirimir preconceitos e falsas percepções para com as pessoas infectadas pelo HIV e que têm aids.

    É referência e reconhecido por órgãos públicos, como o Ministério da Saúde e Ministério da Educação; pela Associação Mundial de Bandeirantes(WAGGGS), UNESCO, UNICEF, UNAIDS. Apóia políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dos portadores do HIV e promove campanhas de conscientização.

    OBJETIVOS
    • Educar jovens, adolescentes e adultos para a prevenção ao vírus HIV/Aids, a fim de modificar comportamentos e atitudes para com a vida;
    • Educar Bandeirantes para erradicar a discriminação e as falsas percepções para com aqueles que são HIV positivos ou que têm Aids;
    • Promover, junto à sociedade civil organizada e em parceria com governo, ações de prevenção e conscientização, a fim de contribuir para a redução dos índices de pessoas infectadas pelo vírus HIV;
    • Reduzir os índices de pessoas infectadas.
    PÚBLICO-ALVO– RESULTADO
    No Bandeirantismo
    • 100% dos Estados onde o Bandeirantismo atua: RR, PA, CE, PE, SE, BA, DF, RJ, SP, MS, PR, SC e RS.
    • 4.000 Bandeirantes atuando diretamente no Projeto anualmente.
    Junto a Sociedade Civil
    • Prefeituras e Governos, pais familiares, Setores de Saúde, comunidades, ONG’s, Escolas Públicas e Privadas
    12.000 adolescentes, jovens e adultos atendidos pelo Projeto anualmente
    AÇÕES DE INTERVENÇÃO
    • Treinamento para Formação de Agentes Multiplicadores para disseminar informações de prevenção à aids
    • Palestras e debates com conteúdos sobre prevenção DST/Aids para Coordenadores e Dirigentes Bandeirantes, Escolas e Empresas;
    • Serviço virtual de orientação e informação sobre as questões de DST/Aids da FBB, através do e-mail: tecleaids@bandeirantes.org.br. e Treinamento a Distancia Via Internet: taid@bandeirantes.org.br.
    • Atuação em eventos e Fóruns ONGs aids, congressos e seminários municipais, estaduais, nacionais e internacionais: stands para disseminar informações com dinâmicas interativas e participar das políticas publicas.
    • Distribuição de preservativos em campanhas e eventos da comunidade.
    PARCEIROS NESSE PROJETO
    • WAGGGS - World Association of Girl Guides and Girl Scouts, UNAIDS, MINISTÉRIO DA SAÚDE - PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS, UNDCP, UNESCO, ABIA, FÓRUM ONG/AIDS – RJ.